terça-feira, 23 de junho de 2009

Chegou o momento de revelarmos como e porquê surgiu o contagie-se.



O PROJETO

O Contagie-se foi uma ação criada na disciplina de Projeto Experimental para estudar o marketing viral como estratégia de comunicação. Por meio de contextualização teórica construímos nossos objetivos como um foco essencialmente prático, pois esta era uma oportunidade de testar empiricamente a eficiência dessa emergente ferramenta de comunicação.

Como temática para desenvolver as ações foram escolhidas questões ambientais, acrescentando um valor social ao projeto. O fato da conceituação da campanha envolver assuntos relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade veio de encontro a proposta desenvolvida pela própria universidade para sua comunicação institucional naquele período, em que se promovia um repensar sobre as atitudes para com a natureza. Além da ampliação de nosso conhecimento pessoal, este projeto permitiu observar o desenvolvimento, funcionamento e propagação do marketing viral por dois ângulos valiosos: primeiro como via de criação de interesse e segundo como agente difusor de informação.

Aqui vamos esclarecer os elementos utilizados para executar esta ação e divulgar os dados obtidos ao longo desse processo, desde a verificação dos objetivos até a influência dessa estratégia na realidade dos estudantes da UCPel.

Os resultados nos permitem tecer algumas considerações acerca da eficiência do marketing viral e apontar particularidades e evidências desta forma de comunicação que anteriormente se restringiam ao estudo teórico.

Não esperamos uma generalização a partir destes dados, mas sim promover esclarecimentos vendo esta estratégia de comunicação como uma tendência atual, que antes era carente de informações funcionais e operacionais, mas que agora está mais clara, devido a nossa iniciativa.


OBJETIVOS

· Experimentar o marketing viral como ferramenta de comunicação, suas particularidades e qualidades em razão do seu crescimento como ferramenta de comunicação;

· Testar a viabilidade do marketing viral como difusor de informações;

· Estudar uma forma de aferição de resultados do marketing viral;

· Conscientizar a população sobre os riscos ambientais que se enfrenta em função do mau uso dos recursos naturais;

· Estimular a ação e o debate acerca das atitudes em relação ao planeta;

· Estimular o interesse por busca de alternativas sustentáveis.



MECÂNICA DO PROJETO

MARÇO:
- Estruturamos a captação de patrocínio;

- Desenvolvemos os materiais de divulgação;

- Produzimos o vídeo catalisador de interesse.


ABRIL:
- Criamos o perfil no Orkut como forma inicial de despertar curiosidade com elementos como a marca do projeto e breve descrição. Na semana seguinte os esforços de comunicação começaram a ser centralizados no blog, com link direto do Orkut para o blog e para o vídeo que já se encontrava presente no Youtube. O perfil dos “amigos” do Orkut representava o estudante da UCPel, nosso publico alvo, jovens de cursos como Comunicação e Ecologia, entendidos em um primeiro momento como foco devido a afinidade de seus cursos com os temas abordados.

- Criação do perfil do Youtube para hospedar o vídeo da ação.

- Criação e ativação do blog, centralizando as informações do tema meio ambiente ao mesmo tempo que permitia verificar a procura, o interesse do público e os modos como se expressavam e contribuíam os visitantes.


MAIO:

- Divulgação em mensagens pessoais no MSN de pessoas consideradas formadoras de opinião;

- Divulgação por meio de marcadores de livros em espaços de grande circulação de estudantes como XEROX, livrarias e bibliotecas e que diversificou o contato com o público atingindo demais estudantes da UCPel.

- Distribuição de 30 cartazes nas dependências do Campus I e II e nas proximidades, locais freqüentados pelo público-alvo induzindo o acesso ao blog por meio de disponibilização do endereço virtual.


RESULTADOS/DADOS OBTIDOS

Com as perspectivas de mensurabilidade através do blog, concentramo-nos na apresentação de dicas, informações úteis em uma linguagem que privilegiava um diálogo com o leitor, que buscava fomentar primeiro uma reflexão sobre suas atitudes e depois uma ação que poderia ou não ser seguida de uma contribuição com o blog. Aproveitamos os recursos disponíveis pelo Blogger como o uso de hiperlinks e a convergência de mídias ao postar imagens e também o vídeo da ação.

Também aproveitamos datas especiais como o Dia Mundial do Meio Ambiente para realizar diferentes intervenções no blog. Neste dia nossa página de apresentação mudou de cor, adotando o padrão que poupa energia, reafirmando um outro post que já havia tratado do assunto, mostrando que sempre estivemos coerentes com as proposições iniciais de conteúdo e informações presentes, acreditando que isso facilitaria o entendimento da nossa proposta e aumentaria a circulação pelo blog.

Quanto ao andamento do blog mantivemos uma média de 1 postagem a cada 3 dias, com variações. Respondíamos aos comentários dos visitantes estabelecendo diálogo, visando a manutenção das visitas e incentivo para que mais comentários fossem feitos.

Até sábado, 20 de junho de 2009, foram 12 comentários postados no blog que se distribuíram entre anômimos, blogueiros e visitantes que se identificaram. Foram mensagens de parabenização pela iniciativa, de sugestão de conteúdo para o blog e também opiniões pessoais sobre o tema, indo de encontro a nossos objetivos durante a ativação do blog que era promover a manifestação dos visitantes, os contagiados.

Somos as duas primeiras opções de busca no google para a palavra “contagie-se”, a quarta para “contagie”; fomos mencionados em pelo menos outros 3 blogs e obtivemos 55 amigos no Orkut

No entanto, nosso feedback se deu mais em comentários informais. Em conversas nas aulas e nos corredores chegavam até nós percepções sobre o projeto, mesmo de pessoas que não conheciam quem eram os autores da ação. Notamos a curiosidade e a boa aceitação da comunicação escolhida para o Contagie-se bem como da proposta em alavancar a troca de informações e idéias sobre o meio ambiente, mas essas manifestações não eram vistas com o mesmo entusiasmo no meio principal de execução do projeto, a internet. Acreditamos que muitas pessoas podem ter ficado tímidas em expor seus hábitos ou maus hábitos mostrando que a população, em especial os jovens, ainda não se sentem preparados para "abrir o jogo" e debater assuntos como esse. É claro que não podemos afirmar categoricamente essa idéia, mas foram algumas impressões que surgiram em conversas sobre a ação.

É comum se dizer que o viral não se cria, ele acontece. Nossas iniciativas procuraram tornar tanto o blog quanto o vídeo uma ação de marketing viral, algo que fosse reproduzido, repetido pelas pessoas impactadas. Esperávamos intervenções em cima desses esforços, mas isso não ocorreu. O que pode ser contsatado é que nem tudo que é disponibilizado na internet resulta em um viral. Para isso se efetivar dependem também esforços feitos no meio off-line (que nos garantiu impulso no número de acessos) e também do interesse do público pelo assunto que, como mencionamos, não era tão grande como imaginado. A viabilidade do marketing viral como gerador de interesse e difusor de informação então é relativa, operando em função da importância atribuída pelo receptor. O meio virtual nos permite uma maior mensurabilidade, porém a observação intuitiva e informal, apesar de não dispor do mesmo rigor estatístico do meio virtual, também deve ser considerada como meio de aferição dos resultados. Mesmo sem a grande participação esperada a tentativa foi válida também pela construção de conhecimento pessoal e empírico de nós acadêmicos frente às novas formas de comunicação.


ESTATÍSTICAS

Fluxo de visitas por dia no mês de maio


Nº de visitantes a cada dia

A inovação na divulgação, a curiosidade gerada e a mídia espontânea foram preponderantes para que obtivéssemos um bom inicio de ação, sendo que, nos dias de maior visitação (18 e 19) já estávamos com todas as estratégias de divulgação em funcionamento. Atribuímos este ápice a divulgação feita em msn de diferentes pessoas que, pela visualização imediata, conduziu mais curiosos ao blog.

Fluxo de visitas por dia no mês de junho


Nº de visitantes a cada dia

No mês de junho observou-se um menor número de visitas, o que em parte demonstra o caráter efêmero do marketing viral e pressupõe que, mesmo com a manutenção da divulgação, a perda de interesse é natural. Supomos que a instantaneidade na rotina do público alvo desvia a atenção e neste momento prosseguem aqueles que adotaram o blog como uma fonte constante de informação.

Até o dia 17 de junho o blog totalizou 518 visitas, 254 visitantes e a média de posts visto por visita foram 2.

domingo, 21 de junho de 2009

E o contagie-se espalhou seu vírus pelos corredores do Campus II da UCPel:







Viu o contagie-se por aí? Mande um e-mail pra gente: contagie.se@gmail.com

quarta-feira, 17 de junho de 2009

E o contagie-se foi citado mais uma vez. Dessa vez a contagiada foi a Daiane, ela fez um post com um resumo do blog.
Muito obrigada espalhar nosso vírus e fique a vontade para novas visitas.


Inspire-se. Contagie-se.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Hoje, 5 de junho, é o 38º Dia Mundial do Meio Ambiente, e o tema deste ano é "A Terra precisa de você: Unirmo-nos para enfrentar mudanças climáticas".

Diferentes lugares do mundo estão comemorando a data, cada um a sua maneira. Nós, que já estamos complemente envolvidos nessa ideia e unidos para espalhar boas atitudes para com o planeta também queremos fazer uma homenagem.

Mais do que isso, queremos reafirmar nossos compromissos. Porque se ainda há muito a ser feito também há muito para comemorar. Se você já viu nossas dicas, assistiu nosso vídeo e levou essa mensagem adiante também colaborou para que essa importante discussão não pare, nem seja esquecida.

Todos podem dar a sua contribuição para melhorar a própria qualidade de vida. Hoje nossa mensagem se traduz na substituição da cor de nossa página de abertura. Essa é uma fácil e eficiente iniciativa para poupar energia.

Quer saber mais? Leia nosso post, aqui. Durante todo o dia você verá nos jornais, na TV, na web exemplos e manifestações com este tema em pauta.

Você já sabe, depois de ver algo interessante ou curioso comente conosco. Vamos espalhar o vírus mais sustentável e criativo que já se viu por aí.

Inspire-se. Contagie-se.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Você com certeza já deve ter acessado o Youtube, o site de videos mais popular do mundo, e talvez já tenha até colocado algo por lá ou eleito seus videos favoritos.

Nós já marcamos territorio com o primeiro video do Contagie-se, veja aqui.

Mas você conhece um primo do Youtube chamado Go Green Tube? Este site, como o nome indica, dá preferencia a videos "verdes", com temas que falam de preservação com muita originalidade e mostra a relação positiva e negativa do homem com a natureza.

É uma ótima fonte de pesquisa e de referência na área e, apesar de não ter a mesma fama do seu primo mais velho também conta com seus hits que logo viram febre entre os visitantes. Confira este, e se descobrir outro mande a sugestão pra gente.

Inspire-se. Contagie-se.

domingo, 31 de maio de 2009

Este é um post sobre como a moda pode caminhar junto com a ecologia.

Sabe as ecobags? São aquelas sacolas ecológicas que substituem (e muito bem) as irritantes sacolinhas de plástico, aquelas que você traz para a casa depois de uma ida ao supermercado e que, na meioria das vezes acabam indo entupir o bueiro da sua rua.

As sacolas ecológicas, além de estarem na moda, também ajudam a preservar o meio ambiente. Hoje em dia elas estão em alta, pois permitem inclusive a personalização, ou seja, você pode ter uma sacola só sua, prática, eficiente em qualquer situação e que combina com seu estilo. No site do Idec você encontra modelos e dicas para ter a sua e ainda descobre mais beneficios dessa nova tendência.

Diga pra nós se você já aderiu a essa moda.

Inspire-se. Contagie-se.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Há muitas maneiras criativas de se alertar para os problemas ambientais.

Veja esta interessante intervenção e depois comente conosco. Ela chamou sua atenção? Viu algo parecido por aí? Viu alguma ação com este apelo que achou divertida?

Fala pra gente, mande o link e escreva sua opinião.

Inspire-se. Contagie-se.


* Dica da Cadija.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

O vírus do Contagie-se já está circulando por aí. Há vários casos de pessoas contagiadas. Só existe uma saída: espalhar ainda mais essa idéia.

Agora você já pode baixar a nossa marca. Use onde quiser, no blog, no MSN, Orkut ou onde a sua criatividade mandar, depois conta pra gente. Mande fotos e comentários.
Que tal fazer uma fotomontagem bem criativa? A marca do Contagie-se representa o novo pensamento, a mudança de atitude e a ação. Aproveite para dizer também o que achou dela.


Opção 1: marca horizontal



Inspire-se.
Contagie-se.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Se você conhece alguém que anda apresentando rápidas mudanças de atitude e uma febre por preservação não fique preocupado, seu amigo ou amiga não está com a nova gripe. Ele provavelmente passou por aqui e já está apresentando os sintomas do Contagie-se, o vírus da consciência ambiental.



E já tem muita gente contagiada. A Cadija já está espalhando essa ideia, aqui e aqui.


E você tem blog? Tá com vontade de escrever sobre o Contagie-se? Tem Orkut? Procure a gente lá. Mostra a tua opinião e manda o link pra gente, nós fazemos questão de registrar a sua colaboração.

Inpire-se. Contagie-se.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Se você ainda não transformou o Contagie-se na sua página de abertura quando acessa a internet pode optar pelo Blackle, e nós ficaremos muito satisfeitos com isso, sabe por quê? Porque o Blackle poupa energia e assim nos faz lembrar da importância dos pequenos gestos do dia a dia nas nossas vidas.

O Blackle poupa energia porque o ecran é predominantemente negro e, inspirado numa versão alternativa ao motor de busca do Google, propõe a busca personalizada com um conceito maior vinculado: a preservação e poupança dos recursos. E a perda de legibilidade não é significativa, sem falar que esse visual evita o cansaço que olhos sentem pelas horas seguidas diante de telas predominantemente brancas.

Ao visualizar o Blackle cada vez que iniciar o browser você irá lembrar de que precisamos dar pequenos passos para poupar energia e contribuir para uma melhor qualidade de vida no planeta, afinal, não dá para esquecer que você mora nele.

Existem outros bons sites que informam como poupar energia e ser mais ecológico. Fique de olho que daremos mais dicas em breve, e se você tem alguma sugestão, não te acanhes, comente, fique à vontade para contribuir com essa epidemia de boas atitudes.

Inspire-se. Contagie-se.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Que tal dizer para nós o que anda fazendo e pensando sobre toda essa história de sustentabilidade e consciência ambiental?

Fale da sua realidade, sua casa, rua, bairro, o Contagie-se também é um espaço para trocar informações e sugestões.

Participe como quiser, solte a criatividade, comente, opine, mande fotos, vídeos, links, enfim, colabore com o que achar interessante e mostre a sua atitude.

Deixe um comentário ou envie um e-mail para contagie.se@gmail.com

Inspire-se. Contagie-se.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Nosso vírus do bem está se espalhando e já tem muita gente contagiada.
Ficamos felizes de contar, por exemplo, com o apoio da Visão Artes Serigráficas que aderiu ao Contagie-se mostrando que acredita na idéia de trabalhar as boas atitudes diariamente e com isso melhorar a qualidade de vida no planeta.

A toda a equipe da Visão Artes Serigráficas nosso muito obrigado.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Sustentabilidade é uma palavra que só se sustenta se você fizer a sua parte. Para isso existem várias maneiras de consumo responsável.

Alguns hábitos podem ser mudados no seu dia-a-dia como apagar as lâmpadas e desligar os monitores dos computadores dos ambientes desocupados. O monitor ligado, mesmo com aquele descanso de tela diferente, é responsável por até 80% do consumo de energia do computador.

Você pode perceber e não fazer nada a respeito. Ou pode configurar sua máquina para o modo de economia de energia. Assim, ele vai desligar automaticamente toda vez que você se ausentar.

É simples e eficiente. Use a criatividade para aproveitar bem os recursos.

Inspire-se. Contagie-se.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Mesmo já vivendo numa era digital, o papel continua a dominar as nossas vidas. O papel está disponível em vários gramas – quantos mais gramas tiver, gasta mais árvores. Para o uso diário, escolha sempre um papel mais fino, guardando o melhor para trabalhos e apresentações especiais.

Guarde o seu papel em locais secos – quanto mais úmido o papel, pior as impressões e a sua vida útil.

Quando estiver fazendo pesquisas na Internet para trabalhos acadêmicos ou profissionais não imprima tudo aquilo que pareça minimamente interessante! Em vez disso, anote os sites mais úteis e quando precisar realmente imprimir recorra às suas folhas de rascunho, reduza as margens e o tamanho do tipo de letra que está utilizando.

Crie o hábito de pré-visualizar todos os documentos antes de dar a ordem de impressão – assim, pode verificar a formatação, evitando gastar papel em vão porque só decidiu fazer a revisão depois do documento impresso.

Sempre que possível, imprima dos dois lados da folha: menos papel = menos volume = mais economia!

Lembre-se: papel, utilizado ou não, o seu destino final deve ser sempre a caixa da reciclagem!

Leia mais em: http://saberpoupar.com/

Inspire-se. Contagie-se.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Todos concordamos que há muito a fazer, mas como orientar o que precisa ser mudado? Por onde começar? Examinar sua rotina por alguns minutos é um bom ponto de partida.

Tente lembrar tudo que fez hoje desde o início do dia, ainda sonolento, talvez aquela torneira tenha ficado pingando ou uma luz permaneceu acesa. O caminho de casa para o trabalho eu poderia ter feito a pé. Até que é bom caminhar pela manhã. Quem sabe até ir de bicicleta. Há quanto tempo eu não ando de bicicleta? Dizem que uma vez que se aprende nunca mais se esquece.

No supermercado eu conferi a validade dos produtos, mas não parei para olhar outras informações da embalagem, como um selo indicando que aquele produto foi fabricado com a preocupação da marca em causar menos impacto para o meio ambiente. Pensando bem, eu nunca faço isso.

Meu desodorante é do tipo spray, mas eu nem sabia que já existem marcas que não contêm CFC na composição, e portanto não prejudicam a camada de ozônio. Será que você pensou tudo isso?

Você pode sentar confortável no sofá enquanto espera baixar um arquivo no computador ou enquanto ainda não começa a sua série favorita e imaginar que isso tudo, a escassez de recursos, a poluição não são problemas seus ou que não são uma prioridade. Ou você pode nesses minutos, revisitar sua memória e a partir daí agir diferente.

Comece por aquela torneira...
Inspire-se. Contagie-se.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Primeiros anos do novo milênio. E todos os avanços tecnológicos e intelectuais do ser humano não foram capazes de evitar os problemas ambientais, pelo contrário. De repente termos como aquecimento global, mudanças climáticas, sustentabilidade eram pauta em todos os noticiários, temas centrais em blogs e peças publicitárias, vinhetas, documentários.

Uma onda de campanhas de conscientização invadiu o cotidiano pedindo mudanças de atitudes. Mas, o que fazer? O que realmente podemos fazer?

Se você acha que não faz o tipo “politicamente correto”, “socialmente engajado”, saiba que a questão não tem nada a ver com nomes ou rótulos, mas com hábitos e ações. Por exemplo, hoje de manhã você escovou os dentes com a torneira aberta?

Sim, sim, são elas: as pequenas grandes ações. Vamos falar muito delas, porque é o jeito mais simples de se começar a mudar. Porque você não pode acabar sozinho com a falta de água no planeta, mas pode evitar o desperdício da água potável na sua casa. Quando uma coisa muda, o todo também começa a mudar. É fato. Primeiro em você depois a sua volta.

Aqui você vai encontrar um espaço livre com informações relevantes, dicas criativas e sugestões que podem ser aplicadas no dia-a-dia, melhorando o que está ao seu alcance. Vamos compartilhar exemplos e quem sabe encontrar afinidades inclusive nas atitudes. E o planeta precisa, todos nós precisamos. Vamos lá? Não é difícil, não dói, não custa nada.

Use a criatividade para aproveitar bem os recursos.

Inspire-se. Contagie-se.